Artigos

Você já pensou em pagar as contas com o seu lixo?

Pode parecer estranho, mas pagar as contas com lixo já acontece hoje no Brasil e em vários lugares do mundo. Buscando despertar os consumidores para a sustentabilidade e preservação do nosso planeta, muitas empresas estão adotando esta “moeda”. Além de ser uma excelente forma de economizar, também é uma oportunidade de ensinar aos pequenos a importância de preservar o meio ambiente, contribuindo para a conscientização das novas gerações.

A Enel desenvolveu o projeto Ecoenel, que possibilita aos usuários pagar parte da sua conta de luz (ou até mesmo zerar sua conta) trocando itens recicláveis nos postos de troca da empresa.

A economia gerada com essa atitude pode ser dividida com a criança, permitindo que ela busque separar os itens e até mesmo ajudar na entrega. As famílias, ao se cadastrarem no programa, recebem um cartão de identificação que deve ser apresentado nos postos de coleta onde cada um dos materiais é pesado e o valor creditado para posterior benefício na conta de luz.

Se você mora em São Paulo, vale a pena conhecer – basta acessar aqui. Este programa possui hoje cerca de 50.000 cadastrados, um número baixo para a população de São Paulo, mas já gerou mais de R$ 700.000,00 em economia para os paulistanos.

Assim como essa, outras iniciativas estão surgindo no Brasil, como na CELPA, no Pará, onde inclusive é possível doar o crédito para instituições não-governamentais, beneficiando outras pessoas como numa doação. Saiba mais no site da empresa.

No livro “Mesada não é Só Dinheiro”, Reinaldo Domingos, mentor da Metodologia DSOP apresenta os 8 tipos de mesada, e uma delas é a Mesada Ecológica, a qual tem como base atitudes como as descritas acima – ensinando cidadania, sustentabilidade e educação financeira. Engajar nossas crianças em ações que beneficiam a todos é nosso dever. Busque alternativas na sua região, se informe e participe!

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo