Filho de pai ferroviário e mãe vendedora de produtos de beleza, Reinaldo Domingos sempre reconheceu o poder do trabalho e de economizar dinheiro como meios para conseguir realizar os sonhos e alcançar objetivos.

Formado em ciências contábeis pela Universidade São Judas Tadeu e pós-graduado em análise de sistemas pela FAAP (Fundação Armando Alvares Penteado), ao completar vinte anos de idade decidiu ganhar a vida na grande cidade de São Paulo. O primeiro contato com o dinheiro foi como auxiliar de contabilidade em uma empresa no centro da capital, depois como bancário do Banco Comind, Itaú, e após um período com larga experiência nas finanças, fundou uma das maiores empresas de contabilidades do Brasil, a Confirp Contabilidade. A partir daí, ele decidiu se dedicar ainda mais à área de educação financeira. “Um consultor orienta de forma consultiva e trabalha os números de um cliente, já o educador educa e faz com que a pessoa aprenda e utilize seu próprio conhecimento para mudar hábitos, costumes e criar uma nova cultura junto ao comportamento da utilização e priorização do dinheiro”, explica Reinaldo Domingos.

Segundo ele, o primeiro passo para tornar-se um bom consultor financeiro é partir para a educação de si próprio, afinal, como passar o conhecimento e as diretrizes se você mesmo não as assume? “O educador financeiro pode ajudar em quase todas as situações. Seja uma pessoa endividada, equilibrada financeiramente ou investidora. É preciso entender que o primeiro passo para se educar financeiramente é conhecer seu eu financeiro, saber para onde vai cada centavo do dinheiro. Não se pode tomar rumos e decisões sem antes conhecer o seu verdadeiro eu financeiro, mais vale um bom controle e planejamento financeiro do que 30 anos de trabalho”, revela Reinaldo.

Autor de dois best-seller, Terapia financeira e O menino do dinheiro, com mais de cem mil cópias vendidas, Reinaldo Domingos é fundador do Instituto DSOP de Educação Financeira que conta com mais de 80 educadores financeiros espalhados por 12 estados. Além disso, ele ainda arruma tempo para ministrar palestras relacionadas ao mundo das finanças e prestar esclarecimentos às principais mídias do país, como o Jornal Nacional, Bom dia Brasil, revistas Isto é, Você S.A, Veja, entre outros. “Após muito estudo percebi que sempre utilizava quatro passos, que se tornaram os quatro pilares da metodologia DSOP de educação financeira: diagnosticar, sonhar, orçar e poupar. A partir daí, assumi a grande missão de disseminar a educação financeira para todas famílias brasileiras e agora também para o mundo”, pontua Reinaldo.

Defendendo a educação financeira há mais de 37 anos, Reinaldo Domingos aconselha aos jovens muita leitura e estudo para seguir a carreira. “É preciso chamar a atenção de nossos mestres e professores para que promovam ações sobre o tema e que tenhamos por meio deles a grande virada deste ciclo de gerações de pessoas e famílias endividadas para construir uma nova geração de pessoas e famílias educadas, equilibradas e independente financeiramente. E se você quiser lidar com isso, estude e eduque-se”, finaliza.

Fonte: //www.diariodepernambuco.com.br/2010/08/16/economia1_2.asp

 

Visite a Loja Virtual do Instituto DSOP de Educação Financeira e adquira os livros Terapia Financeira e O Menino do Dinheiro, citados na matéria!