Equilibrar ganhos e gastos para honrar compromissos financeiros, realizar sonhos e planejar um futuro seguro, requer aprendizado, disciplina e uma atitude diferenciada na relação com o dinheiro. Mais ainda: é preciso diferenciar Dívida de Valor e Dívida Sem valor. É o que defende o presidente do Instituto DSOP de Educação Financeira, Reinaldo Domingos.

Em seu novo livro – Livre-se das Dívidas (112 páginas, Editora DSOP, R$ 29,90), que terá lançamento em 9 de junho, às 19h, na Saraiva Megastore do Shopping Anália Franco, em São Paulo -, Reinaldo Domingos aborda esses dois lados da moeda do endividamento, apontando caminhos para as pessoas se livrarem das dívidas que não agregam nenhum valor à sua vida e para aprenderem a administrar as dívidas de valor – aquelas que se contrai porque há o desejo de crescer materialmente, ampliar o patrimônio e construir um espaço no mundo.

O principal objetivo da obra é ajudar a quebrar o ciclo do endividamento que se constitui de Causas – como o analfabetismo financeiro, consumismo, marketing publicitário e crédito fácil; de Meios – como cheque especial, cartão de crédito, crediário, crédito consignado, empréstimos, adiantamentos e antecipação do IR; e de Efeitos – como problemas conjugais, problemas de saúde, desmotivação, baixa autoestima, produtividade reduzida, atrasos e faltas no trabalho.

“Para quebrar esse ciclo é necessário ajudar a população a ampliar seu repertório sobre finanças, de forma consistente e carregada de sentido prático, para que as pessoas assimilem, o mais cedo possível, a importância do equilíbrio financeiro para o bem-estar individual e social”, diz o presidente do Instituto DSOP de Educação Financeira.

Na obra, o autor promove questionamentos de ordem filosófica e comportamental como “Sonho de consumo ou desejo de status?”; “Compro, logo existo?”; ensina o passo a passo para a realização do sonho da casa própria, do carro, entre outros, e responde a questões práticas como: “Já fiz uma dívida da casa própria acima das minhas possibilidades e estou com problemas para pagar. O que fazer?”; “Já estou endividado porque não paguei as compras nos cartões de crédito em dia. E agora?”; finalizando com os 10 mandamentos para quem não quer se endividar nunca mais.

Sobre o autor: Educador financeiro e presidente do Instituto DSOP de Educação Financeira publicou os livros Terapia Financeira (2007), O Menino do Dinheiro (2008), O Menino e o Dinheiro (2011) e a primeira Coleção Didática de Educação Financeira para o Ensino Básico (2011). A criação da Metodologia DSOP de Educação Financeira é baseada na experiência de vida de Reinaldo Domingos, empresário bem-sucedido, que conquistou sua independência financeira aos 37 anos de idade. Nascido em família humilde no interior de São Paulo, desde menino percebeu que tudo o que quisesse conquistar dependeria de seus esforços. Percebeu também que se guardasse uma parte do que ganhava poderia realizar alguns sonhos. Foi assim, priorizando seus sonhos, sabendo exatamente quanto custavam e quanto deveria poupar para alcançá-los, que aprendeu a ter o dinheiro como um aliado, usando-o com responsabilidade e foco na satisfação pessoal e familiar. Com o aprendizado adquirido quer, por meio das atividades do Instituto DSOP, ajudar as pessoas a se tornarem educadas e independentes financeiramente.

 

Fonte: //www.investimentosenoticias.com.br/financas-pessoais/cultura/livro-da-dicas-para-brasileiro-sair-do-endividamento.html