O professor da Unipac Lafaiete, Wesley Luciano, irá ministrar nos meses de outubro e novembro na faculdade um curso sobre Educação Financeira, voltado para os acadêmicos e funcionários da instituição.


Ficou acordado que serão ofertadas duas turmas – uma sexta-feira nas seguintes datas: 11 e 18 de outubro e 01 e 08 de novembro, das 18:30 às 22:30h. E outra aos sábados nos dias 19/10, 26/10, 09/11 e 23/11 das 14:00 às 18:00 horas.

Acompanhe a entrevista com Wesley Luciano e fique por dentro do curso.

– Qual a importância deste curso para os acadêmicos da Unipac Lafaiete? E o diferencial?

Prof. Wesley Luciano: A importância deste curso de extensão é inicialmente seu público-alvo. Os estudantes de todos os cursos poderão participar e constatar os benefícios para sua vida financeira. É fundamental ressaltar que nossos estudantes em sua grande maioria são jovens, que já trabalham e portanto possuem renda mensal e terão a oportunidade de aprender conceitos que lhes servirão para toda a vida. Ressalto que a Unipac está inovando quando oferece este curso de extensão e posso informar que é uma das pioneiras no Brasil e no estado de Minas Gerais. O diferencial do curso é a sua praticidade. Ele será totalmente prático, envolvendo os participantes nas atividades e na reflexão, pois teremos como diferencial trabalhar mudança de comportamento perante situações presentes e futuras e não apenas análise de planilhas financeiras.

– Fale sobre a metodologia DSOP de Educação Financeira.

Prof. Wesley Luciano: Criada pelo educador e terapeuta financeiro Reinaldo Domingos é uma empresa com sede em São Paulo e que tem como missão “disseminar o conceito de educação financeira, contribuindo para a criação de uma nova geração de pessoas educadas e independentes financeiramente”. A metodologia é muito simples e altamente prática e fácil de ser posta em prática. Porém tem efeitos maravilhosos na vida das pessoas que a conhecem através de cursos, livros e atendimento individual. Consiste em quatro pilares: Diagnosticar, Sonhar, Orçar e Poupar. O Diagnosticar é levar as finanças ao microscópio, como é feito pelos médicos. O Sonhar é levar o participante a estabelecer sonhos de curto, médio e longo prazos e esta é a base da educação financeira que a DSOP ensina e acredita. Porque não tem sentido poupar se não for para realizar sonhos e aí nos tornamos no Tio Patinhas que todos conhecemos…

Orçar é trabalhar com seus ganhos e rendimentos conciliados com suas despesas numa perspectiva de futuro, projetando e controlando o orçado com o que está sendo realizado e por último o Poupar que é resultado de uma mudança de comportamento em nossas vidas. Em sua maioria, nossa geração aprendeu comportamentos financeiros que nos tornaram gastadores e isto precisa mudar. Quando poupamos estamos proporcionando-nos atingir nossos sonhos e melhorar nossa qualidade de vida. O Sonho deverá ser concebido de forma individual e coletiva, envolvendo também a família.

– Quem poderá fazer este curso? Alunos de todos os cursos?

Prof. Wesley Luciano: Todos os alunos poderão participar dos cursos, independente se já trabalham e do curso que estão matriculados. Educação Financeira é algo a ser aprendido por todos, independente da idade ou qualquer outra classificação. É um conhecimento universal e por isto pode ser inserido perfeitamente no contexto de qualquer curso de ensino superior.

Também poderão participar funcionários da Unipac, que serão indicados pelo Recursos Humanos, isentos da taxa de matrícula.

– Fale sobre o kit básico DSOP que faz parte do curso. O que contém neste kit?

Prof. Wesley Luciano: Nós somos uma unidade franqueada na DSOP em Conselheiro Lafaiete e região. Quando vamos realizar o curso DSOP de Educação Financeira trabalhamos com um kit básico, que constitui a essência do curso. No primeiro dia de aula o participante vai adquirir uma pasta da DSOP contendo o livro do :Educador e Terapeuta Financeiro Reinaldo Domingos, Terapia Financeira ( que está na lista dos mais vendidos no Brasil, segundo a revista Veja) e também a apostila do curso e o Apontamento de Despesas. Este investimento será de R$100,00 (cem reais) que poderá ser pago no cartão de crédito em até 2 parcelas. Este preço é especial para a Unipac por ser uma das pioneiras conseguimos diretamente com a DSOP em São Paulo.

Fonte://www.unipaclafaiete.edu.br/portal/noticias/399-confira-uma-entrevista-com-o-professor-wesley-luciano-sobre-o-curso-de-educacao-financeira-que-sera-ministrado-na-unipac-lafaiete.html