Apesar da inflação, o investimento em caderneta de poupança continua uma das melhores alternativas para quem tem objetivos a curto prazo. Porém, a vantagem no momento limita-se aos primeiros seis meses, segundo o Educador Financeiro DSOP Edward Claudio Jr.


“Neste momento a rentabilidade da caderneta de poupança está um pouco abaixo aos índices de inflação, ou seja, não está mantendo o poder de compra do dinheiro, mais ainda leva vantagem nos primeiros seis meses, pois é um investimento que não tem taxas e nem impostos sobre os rendimentos. A rentabilidade é de 0,5% ao mês + Taxa de Referência (TR)”, informou o especialista.

Já para prazos acima de 181 dias, o Educador Financeiro DSOP recomenda o Certificado de Depósito Bancário (CDB) como investimento. “O CDB passa a levar vantagem nesse período, pois mesmo tendo Imposto de Renda (20% de IR, de 181 a 360 dias) sobre os rendimentos, a rentabilidade é superior a rentabilidade da caderneta de poupança”.

Apesar de serem considerados investimentos seguros, Claudio Jr. sugere que os investidores fiquem atentos. “Estes investimentos possuem alta liquidez, pois podem ser sacados a qualquer momento. Porém, no caso da poupança, fique atento à data de aniversário, para não perder os rendimentos do último mês, que são depositados mensalmente. O CDB já possui liquidez diária, pois os rendimentos são incorporados diariamente. Mas o investidor deve ficar atento aos primeiros 30 dias da aplicação, onde são cobrados IOF, para saques neste período. Após os primeiros 30 dias, o CDB fica isento do IOF”, explicou.

“O risco destes investimentos é baixo, pois são garantidos pelo FGC (Fundo Garantidor de Crédito). No caso de falência da Instituição Financeira, o investidor tem a garantia de receber de volta até R$ 250 mil por CPF”, completou o especialista.

Claudio Jr. reafirma que a caderneta de poupança segue sendo um investimento bom a curto prazo, mas aconselha a definir os sonhos antes de começar a investir. “O importante na escolha do tipo de Investimento é, antes de tudo, saber qual o sonho a ser realizado, o valor mensal a ser guardado e o prazo para a realização deste objetivo. Foco, disciplina e perseverança também são características importantes para alcançar o objetivo. Portanto, tenha como hábito sempre investir para a realização dos seus sonhos”, finalizou.

Deseja investir? O Curso DSOP de Educação Financeira te indica as melhores opções, de acordo com os seus sonhos! Clique aqui e saiba mais.

Por Pablo Ribera / DSOP