educacao-financeira-economia-restaurante

Medidas simples podem garantir economia ao prazer de comer fora

Comer fora de casa não precisa ser tão caro. Segundo o educador financeiro Cássio Motomura, da DSOP Educação Financeira, o total a se pagar pode ser mais justo se o cliente se preparar.

Morador de São Paulo, uma das cidades onde há mais restaurantes no mundo, ele desenvolveu estratégias que valem para todo o País.

— A grande sacada para economizar é planejamento. Vale a pena pesquisar o cardápio dos locais em que se pretende comer, definir antes o que vai se consumir na refeição — aconselha Cássio.

7 Dicas para poupar

1. Pesquise as avaliações mais recentes do lugar e as sugestões de pratos nos sites e nas redes sociais. Pelas fotos, é possível saber se o estabelecimento é simples ou sofisticado e se os pratos são bem servidos. Assim, você já vai sabendo o que vai encontrar e não compra a mais. E há restaurantes que dão desconto em aplicativos que oferecem cupons.

2. Evite ir com excesso de fome ou sede ao estabelecimento, para não sobrecarregar a conta de forma desnecessária e pedir itens demais. Isso também pode evitar o desperdício.

3. Se não houver nada de especial, dispense adicionais como entradas, petiscos e sobremesas. Com certeza, o garçom irá oferecer, e isso pode representar mais de 50% do valor da conta.

4. Pergunte ao garçom para quantas pessoas serve o prato. Geralmente, os considerados individuais servem um casal, e pratos para duas ou três pessoas servem uma família inteira.

5. Confira na conta se constam somente os itens realmente consumidos e peça sempre nota fiscal.

6. Se gostou do estabelecimento, invista em um relacionamento com o restaurante. Com o tempo, essa relação pode lhe render entradas e sobremesas grátis em troca da propaganda que você fará para outras pessoas.

7. A menos que você seja um visitante frequente, dispense programas de fidelidade. Oferecer uma entrada ou uma sobremesa grátis em 30 dias pode ser uma armadilha para fazer você gastar mais.

Fonte: //zh.clicrbs.com.br/rs/noticias/noticia/2016/11/confira-dicas-para-diminuir-a-conta-do-restaurante-8474287.html