Além da restituição do imposto de renda de 2017, a Receita também pagará lotes residuais de calendários anteriores

Restituição do Imposto de Renda

– Chegou a hora de dar um novo rumo às suas finanças! Clique aqui e saiba como transformar a sua vida!

A Receita Federal deposita no próximo dia 16 o primeiro lote de restituição do Imposto de Renda de 2017 (ano-base 2016). Serão depositados 2,9 bilhões para 1,6 milhão de contribuintes.

Para saber se sua restituição do Imposto de Renda foi incluída no primeiro lote da Receita, consulte o site da instituição.

Neste primeiro lote, a Receita priorizou o pagamento dos idosos e contribuintes com deficiência física, mental ou doença grave.

Além das restituições de 2017, a Receita também pagará lotes residuais de calendários anteriores. Encontram-se nesta situação 19.539 restituições de IR de 2008 a 2016, que estavam retidas na malha fina. Para essas restituições, serão depositados 87,7 milhões.

O que fazer com o dinheiro

Reinaldo Domingos, educador financeiro do canal Dinheiro à Vista, no YouTube, recomenda que os contribuintes não saiam gastando à toa o dinheiro da restituição.

“A primeira preocupação deve ser com o pagamento das dívidas. Dívidas no cheque especial ou no cartão de crédito devem ser as primeiras dívidas a serem combatidas, já que as taxas de juros são mais altas do que a lucratividade de qualquer aplicação segura”.

Domingos lembra que é preciso negociar essas contas antes de pagar, reduzindo ao máximo os juros e as multas.

Fonte: //goo.gl/6Xz8CB