Quais são suas lembranças de infância? Você não saberá dizer todas, mas com certeza uma delas envolve a Turma da Mônica. Há quase 60 anos os personagens de Mauricio de Sousa divertem crianças de todas as idades. Mônica, Cebolinha, Magali, Cascão e companhia estão sempre se renovando e vivendo grandes aventuras, e as próximas são em parceria com a DSOP Educação Financeira, em um projeto que visa ensinar aos jovens e crianças uma das coisas mais importantes da vida: realizar seus sonhos.

Com a chegada do Dia das Crianças, o presidente da DSOP, Reinaldo Domingos, visitou a Mauricio de Sousa Produções e bateu um papo super descontraído com o pai da turma mais amada do Brasil. Juntos, eles prepararam uma surpresa para essa data tão especial, que você pode conferir no vídeo abaixo.

Nos livros da Turma da Mônica Jovem – Sem Sonhos; Turma da Mônica Jovem – O sumiço do Cebola; Turma da Mônica em: Visita à fazendinha e Turma da Mônica em: Como cães e gatos, o “pai” da Mônica, Mauricio de Sousa, e o escritor e educador financeiro Reinaldo Domingos se unem para levar a Metodologia DSOP, vivenciada por Domingos, com a ludicidade presente nas obras da Turma mais amada do Brasil. Os livros são publicados pela Editora DSOP e Editora Maurício de Sousa.

A Metodologia DSOP de Educação Financeira tem abordagem comportamental. É fundamentada nos quatro pilares Diagnosticar, Sonhar, Orçar e Poupar e leva ao desenvolvimento de competências fundamentais para que adultos e crianças aprendam a lidar com as questões financeiras com segurança e consciência.

“É um sonho realizado. Ao todo, são quatro obras nessa parceria com o Mauricio de Sousa, o que levará aos leitores, principalmente as crianças, muito de nossas histórias e o caminho para a realização dos sonhos. Com isso, espero ajudar a construir uma visão mais lúdica sobre a vida”, explica Reinaldo Domingos.

As obras têm como foco as escolas, com o projeto educacional “100 sonhos do meu bairro”, baseado no conceito PBL (aprendizagem baseada em projetos), estruturado na narrativa dessa história que conta com uma participação especial: Nico, um garoto inventivo, de espírito empreendedor e que tem sua vida toda pautada na realização de sonhos. Personagem principal da Coleção dos Sonhos da DSOP, Nico se junta à Turma para desvendar um grande mistério do bairro do Limoeiro.

Sobre o projeto

O objetivo é desenvolver competências dos leitores em um mundo de excesso de informações, como o senso crítico sobre temas contemporâneos e a atitude pesquisadora. “100 sonhos do meu bairro” levará alunos de 11 a 14 anos a identificaremos sonhos das pessoas do seu bairro e criarem soluções para desafios reais, apresentados por meio de diferentes mídias, enquanto se envolvem nessa história repleta de aventura e descobertas.

Essa é a proposta do projeto “100 sonhos do meu bairro”: possibilitar aos alunos conhecer a história de pessoas reais, seus desafios cotidianos e, a partir disso, criar novas realidades.