Economia
Tendência

Poupar e Investir: Qual é a diferença?

Por: Fernanda Melo


As palavras “poupar” e “investir” devem caminhar juntas para garantir um futuro com sustentabilidade financeira

Uma característica compartilhada tanto em poupar quanto em investir é a importância que elas desempenham em nossas vidas.

Se você não estiver fazendo nenhuma das duas coisas, a hora de começar é agora. Isso pode exigir mudanças de hábitos e estilo de vida, mas não se preocupe tudo é possível com um bom planejamento financeiro.

Uma regra geral é que a poupança normalmente é de curto prazo, enquanto o investimento deve ser de longo prazo. Tendo isso em mente, vamos analisar as diferenças.

Veja as principais vantagens 

  • Poupar dinheiro normalmente significa que ele está disponível quando precisamos e tem baixo risco de perder valor.
  • Investir normalmente tem um horizonte de longo prazo, como o fundo da faculdade ou a aposentadoria.
  • A diferença entre poupar e investir é o risco.

Poupando

Poupamos para compras e imprevistos. Poupar dinheiro normalmente significa que ele está disponível quando precisamos e tem baixo risco de perder valor. É importante controlar suas economias, estabelecendo um prazo ou linha do tempo e valor para seus objetivos.

Por exemplo, se você está poupando para as férias anuais com a família, pode estipular uma meta de um valor X para poupar em 12 meses para sacar no final do ano. Assim, você saberá de quanto precisa, quanto deve poupar mensalmente e o valor que irá sacar para curtir as férias em família.

Investindo

Na hora de investir é importante investir com sabedoria. Você terá um melhor retorno se começar a investir cedo. Entender e analisar os diferentes tipos de investimentos, para que servem e como usá-los é essencial para o sucesso.

Investimos para metas ao longo prazo, como fundos para a faculdade ou aposentadoria. Lembrando que, quando investimos ao longo prazo, precisamos estar sempre atentos às variações do mercado econômico, observado as tendências e de olho na taxa selic que é o principal marcador da temperatura econômica. 

Principais diferenças

A maior diferença entre poupar e investir é o risco. Você poupa quando coloca dinheiro em uma conta de poupança. O risco de perda de fundos é quase zero, mas também tem ganhos mínimos.

Quando você poupa, normalmente o saque fica disponível a qualquer momento. Quando você investe, existem grandes possibilidades de ganhos ou recompensas a longo prazo, mas também grandes possibilidades para perdas.  

Nos investimentos os riscos podem ser tão grandes quanto os ganhos. É importante revisar seus objetivos para descobrir qual opção é a melhor para cada um, poupando e investindo. 

Outra diferença são os juros ou o dinheiro ganho. Ao investir, queremos que nossos investimentos nos rendam dinheiro, enquanto o objetivo de poupar é ter uma reserva estratégica e manter nosso dinheiro seguro, com muito pouco retorno.

Considerações Finais

No final, não espere para poupar ou investir. O tempo é a maior oportunidade de aumentar seu dinheiro e conquistar seus sonhos. Com uma quantia pequena de dinheiro, você pode começar a investir e poupar, entrando no caminho para alcançar todas as suas metas financeiras e sonhos.

Qual é a sua opinião sobre esse conteúdo?
Deixe um comentário.



Fernanda Melo
Social Media do time de Comunicação e Marketing DSOP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo