Educação Financeira
Tendência

Presente de Dia dos Namorados: conheça 5 orientações antes de comprar

O Dia dos Namorados é uma data muito especial para a grande maioria dos casais, principalmente pelo presente do Dia dos Namorados, já que uns se importam muito, outros menos. Acompanhe e aprenda 5 formas de economizar antes de comprar.

Por | Paulo Paquera

Dia 12 de junho vai se aproximando e, com ele, a necessidade de comprar um bom presente de Dia dos Namorados.

Mas antes de nos aprofundarmos, faça uma reflexão: será que esse tal presente é realmente tão necessário assim?

Essa pergunta é importante porque, muitas vezes, você presenteia uma pessoa e ela nem ao menos usa o que você deu. E sabe onde está o erro? Em você.

Antes de comprar um determinado presente, você precisa entender uma coisa muito importante: analisar se a pessoa realmente gosta ou precisa do que você se prontificou a dar. Essa simples análise evita bastante frustração.

Além disso, pondere também a seguinte situação: você compra um presente lindo, a pessoa que recebeu gostou, mas, duas semanas depois, decidem dar um fim ao relacionamento. E você parcelou a compra em 10x.

Desconfortável, não? Por isso, hoje falaremos sobre 5 pontos importantíssimos que você deve considerar antes de comprar um presente de dia dos namorados para o seu amor.

1- Identificar as necessidades da pessoa

Para evitar o cenário apresentado no começo do texto, é preciso entender exatamente o que a pessoa gosta ou se ela precisa de alguma coisa, como um tênis, uma blusa ou um novo celular. Isso fará com que sua compra seja sustentável, já que vai gastar com algo realmente útil.

2- Seja sincero(a) sobre o presente de Dia dos Namorados

Dentro de qualquer relacionamento o diálogo é e sempre será o mais importante, por isso, caso você esteja em uma situação financeira complicada, não tenha vergonha, seja sincero.

Mas além de ser sincero, sugiro que seja criativo, já que o que conta no final é a intenção de fazer bem um ao outro.

3- Quanto você pode investir no presente de Dia dos Namorados

Caso esteja em uma situação financeira mais confortável, não abuse disso, pois se mal administrado, o dinheiro acaba, deixando você na mão para as responsabilidades do dia a dia.

Por isso você deve estipular quanto pode gastar de presente de Dia dos Namorados, incluindo o jantar romântico, hein.

4- Forma de pagamento

Agora que decidiu qual presente comprar, é hora de pensar em como você vai pagá-lo:

             À vista

Ótimo, pagar à vista é sempre uma boa opção, já que tem a – obrigação – de pedir descontos na hora de fechar qualquer negócio.

As pessoas mais ricas do mundo, pedem descontos ao comprar qualquer coisa, desde mansões até um café expresso, por qual motivo você teria vergonha de fazer isso? Peça desconto e conquiste a habilidade de comprar mais coisas por menos dinheiro.

             Parcelado

A segunda opção é o parcelamento da compra, então, caso você queira algo com o valor um pouco maior, essa é a melhor opção, já que poderá diluir o valor nos meses seguintes.

Vale lembrar que é importante que você tenha uma consciência financeira saudável, para determinar se esse parcelamento não irá afetar seu orçamento financeiro no futuro.

E, mais uma vez, voltando ao início do texto, cuidado com o número de parcelas.

5- Pesquise

E por último, mas não menos importante, depois de decidir o que comprar, quanto poderá investir e qual forma de pagamento irá utilizar, pesquise muito.

Pode parecer estranho começar a pesquisar o presente de Dia dos Namorados após todos esses passos, mas para a Educação Financeira, é importante saber das condições antes de partir para a ação. Isso se chama: planejamento.

E aí, o que achou do conteúdo de hoje? Use este artigo antes de tomar decisões das quais pode se arrepender.

No mais, um feliz e sustentável Dia dos Namorados!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo