Artigos

Previdência Privada ou Título do Tesouro?

Quando falamos de investimentos de longo prazo, devemos considerar a previdência privada e os Títulos do Tesouro como sugestões disponíveis, dentre outros tipos de investimentos. Mas afinal, entre os dois, qual é o melhor? Muitas pessoas me questionam sobre o assunto.  minha resposta começa com a seguinte pergunta: Você tem disciplina financeira?

Se a resposta for positiva, ou seja, quando você se compromete a guardar uma parte dos seus rendimentos mensalmente e cumpre com o planejado, sugiro que invista este valor nos Títulos do Tesouro.  Mas se a resposta for negativa, ou seja, você tem dificuldade em guardar todo mês o valor estipulado, neste caso aconselho a Previdência Privada.
Por que tal distinção?
Simples! Se você não tem a disciplina necessária, contrate um plano de previdência privada, onde os investimentos mensais serão debitados automaticamente da sua conta corrente no dia determinado. Você não precisa dar nenhuma instrução. Mas ao contratar um plano de previdência, pesquise sobre a taxa de carregamento, taxa de administração e qual será a tributação do Imposto de Renda que vai depender do tipo de previdência privada contratada.

Esta taxas poderão afetar negativamente a rentabilidade do seu Plano de Previdência. Quanto menores, melhor. Se você já possui um Plano de Previdência Privada e verificou, que a Instituição que administra o Plano, está cobrando taxas superiores ao mercado, você pode solicitar a portabilidade do seu Plano para outra Instituição com taxas mais atraentes.
Agora, se você tem disciplina financeira e vai cumprir com o planejado, os Títulos do Tesouro possuem rentabilidade superiores aos Planos de Previdência Privada. Principalmete, por possuírem taxas de administração inferiores ou até isentas (depende da corretora). Quanto a taxa de carregamento não existe. É cobrada uma taxa de negociação de 0,1% do valor de aquisação do título e a taxa de custódia de 0,3% ao ano. Maioires informaçõs (rentabilidade, preço dos títulos, corretoras habilitadas, etc) sugiro acessar o site do Tesouro Direto :http://www.tesouro.fazenda.gov.br/tesouro_direto.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo