Vídeos
Tendência

Qual a diferença entre poupar e investir 

Algumas pessoas costumam confundir, poupar e investir, mas entender bem esses conceitos é fundamental para todos aqueles que querem organizar a vida financeira e atingir seus objetivos. E, é essa diferença que vamos te explicar neste artigo hoje.

Por | Andréia Lima

Pode não parecer, mas saber diferenciar o que é poupar e investir é imprescindível para que você consiga alcançar seus objetivos de forma consistente e sustentável.

Mas antes de mais nada, é preciso dizer que se você está na dúvida sobre poupar ou investir, pense no que você deseja fazer com as suas finanças. 

Afinal, cada um desses conceitos representa uma etapa do processo de construção de patrimônio e da independência financeira.

Se o objetivo é comprar algo rápido, poupar é a melhor alternativa, pois basta atingir o valor desejado e gastar.

Porém, caso você pretenda ter um rendimento maior no futuro, invista o dinheiro guardado. 

Como já sabemos, a pandemia desestabilizou a vida financeira de muita gente. E como resultado, 56% dos consumidores declaram ter dificuldades em guardar dinheiro. 

É o que aponta pesquisa da Acordo Certo, fintech de renegociação de dívidas online. O levantamento foi realizado com mais de 1,5 mil respondentes online em janeiro.

Ainda de acordo com o levantamento, 50% dos entrevistados também têm dificuldade de fazer um planejamento financeiro para organizar as contas.

Por este motivo, é indispensável que você conheça bem esses termos para que possa colocá-los em prática da maneira correta na sua vida financeira.

Qual o principal passo para começar a poupar?

Primeiramente, vamos para a explicação que mais deixa as pessoas confusas: a diferença entre poupar e economizar. 

Os dois conceitos são muito semelhantes e se completam, mas isso não significa que são a mesma coisa.

Em resumo, economizar é deixar de gastar dinheiro desnecessariamente. Já poupar significa guardar esse dinheiro que foi economizado. 

Para que eles trabalhem a seu favor é preciso que você reduza gastos e elimine desperdícios, ou seja, primeiro você precisa economizar o dinheiro para depois poupá-lo.

Por exemplo, abrir mão daquele delivery que você pediu mesmo estando com a geladeira cheia, ou a assinatura da TV a cabo com diversos canais que você não assiste, pois prefere a praticidade dos streamings, e os banhos demorados. 

Algumas orientações úteis para na hora de economizar são:

  • Falar com sua família sobre essa vontade de economizar;
  • Use planilha para controle financeiro mensal;
  • Corte os gastos desnecessários e supérfluos;
  • Pague as contas imediatamente
  • Faça um planejamento financeiro
  • Elimine desperdícios 

Desta forma, as metas vão te ajudar a manter o foco, pois quando não há um propósito estabelecido, o trabalho de poupar acaba ficando cansativo e as pessoas tendem a gastar todas as economias de uma hora para outra.

Por isso, defina bem seus objetivos. Outro ponto que ajuda bastante nesse propósito é olhar diariamente para a sua meta pessoal. 

Assim você consegue estimular sua disciplina e força de vontade para fazer os sacrifícios necessários para cortar gastos e equilibrar a vida financeira.

Além disso, definir metas te ajudará a saber qual é exatamente o esforço que você precisa fazer para atingir seu objetivo, ou seja, isso vai guiar sua disciplina. 

Como se tornar um investidor? 

Antes de mais nada , vale lembrar que para se tornar um investidor sustentável é preciso seguir as etapas anteriores.

Também não é preciso dizer que deixar seu dinheiro parado na conta corrente é um grande desperdício.

Se você quer ver o seu dinheiro aplicado para trazer rentabilidade, será preciso fazer um investimento.  

Um dos principais obstáculos para que as pessoas criem o hábito de investir é a ideia de que para se tornar um investidor é preciso ter muito dinheiro. 

Na verdade, o mercado oferece diversas opções muito diversificadas e, portanto, acessível para todos os bolsos.

Atualmente existe a possibilidade de começar a investir com apenas R$30,00. Com este valor é possível comprar títulos do Tesouro Direto, investimento em renda fixa considerado o mais seguro oferecido pelo mercado.  

Agora que você já conhece a diferença entre poupar e investir, arregace as mangas e comece seu caminho rumo à independência financeira. 

Para te ajudar nesse processo, separamos um conteúdo bem bacana com 6 passos para você alcançar seu primeiro milhão. 

Além disso, vamos deixar um vídeo completo de como poupar e guardar dinheiro todos os dias. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo