Educação Financeira
Tendência

Qual é o seu maior desafio na hora de poupar dinheiro?

Por | Fernanda Melo



Minimizar seus gastos diários e mudar o comportamento financeiro, é um grande desafio para a maioria dos brasileiros.

Embora poupar dinheiro seja um hábito para alguns, muitos acham isso impossível. Quem acha fácil reservar uma porcentagem da sua renda, com todas as contas esperando por você? Você pode precisar de um esforço extra para conseguir isso. Não que poupar seja tão impossível quanto você imagina, mas também não é um processo fácil.

As pessoas têm diferentes obstáculos que as impedem de guardar dinheiro. Por isso, separamos algumas situações que podem impedir que você poupe:

Evite a influência das redes social

Facebook e Instagram são as plataformas mais usadas para flexionar a felicidade. Basta um post para saber como alguém passou o dia. Você pode querer ter o estilo de vida de uma pessoa que você não conhece.

Se você perceber que seus gastos giram em torno das coisas que vê nas redes sociais, verifique novamente seus hábitos de consumo. A Internet fez a vida parecer um momento de um dia onde você deve fazer tudo no presente sem planejar o futuro.

A verdade dói, mas por que viver uma mentira tentando mostrar a falsa diversão, mas o que você vai comer no futuro é desconhecido para você? Comece a viver por si mesmo, deixe que suas despesas envolvam apenas coisas essenciais. 

Aprenda a dizer ‘não’

Nada é mais difícil do que recusar convites de amigos. Sair significa gastar mais, as bebidas, as taxas de estacionamento e as guloseimas vêm com muito dinheiro para jogar no ar. Depois de começar a poupar, você vai ter que ganhar coragem para perder alguns “rolês” e estar preparado para dizer não quando receber um convite tentador.

E as resenhas mensais que você costuma organizar para os amigos na sua casa? Você vai ter que preparar uma razão convincente para acabar com isso. Poupar vem com um pouco de dor, e deixar de lado a diversão é uma delas, claro que é importante ter momentos de lazer, mas eles devem ser planejados com um valor estipulado

Conheça seu real padrão de vida

Para você superar esse desafio, comece fazendo pequenos ajustes. O que mantém as pessoas afastadas dos seus sonhos é ter a mentalidade de que poupar significa ser miserável. Não, não é assim. Você só precisa simplificar seu estilo de vida, não adotar um ambiente de pobreza em sua casa. 

Baixa renda

Como você pode poupar o que você não tem? Impossível. Muitas vezes, você terá vontade de poupar, mas não terá dinheiro para guardar na conta poupança. E uma das alternativas nesses casos é a renda extra.

Com esse tipo de desafio, talvez você precise procurar uma fonte de renda alternativa. Embora precise de mais tempo e energia, é uma garantia de um resultado impressionante, explorando seus talentos e habilidades. 

Abandone os maus hábitos 

Começar a poupar significa parar de gastar em coisas que não são essenciais. Depois da mudança de hábitos, você não vai mais passar por situações desconfortáveis em relação ao dinheiro. Basta ter disciplina para ter uma experiência de economia tranquila. Estabeleça metas e estabeleça pequenos passos que o ajudarão a chegar lá.

Poupar para o que você não sabe diminui suas realizações. Mas saber o que você quer o levará a manter seus objetivos, independentemente das dificuldades que você encontrará.

Gostou desse texto? Deixe sua opinião aqui nos comentários. 

2 Comentários

    1. Ficamos feliz em ter a oportunidade de esclarecer um assunto tão importante como esse.

      Um abraço, agradecemos o carinho.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo