Artigos

Qual o melhor tipo de investimento?

Sempre escrevo sobre como planejar a vida financeira para conseguir realizar mais sonhos. Mas, depois que já conseguimos ter a mentalidade correta com relação ao uso do dinheiro, surge a dúvida: onde investir o valor que poupamos? Geralmente, as opções mais pensadas são a poupança e o CDB.

No entanto, a escolha da aplicação deve ser feita de acordo com a rentabilidade do investimento, a quantia disponível, o seu perfil de investidor e o seu sonho. Levar em consideração apenas uma dessas opções pode acabar com as chances de alcançar com êxito os seus objetivos.

Para os sonhos de curto prazo (até um ano), aconselho aplicar em caderneta de poupança, pois se tem a disponibilidade de fazer retirada a qualquer momento, sem necessitar de pagamento de taxas ou ter perda de rendimento. Mas para os de médio prazo, ou seja, que deverá ser realizado no prazo de até 10 anos, o leque de opções se abre.

Recomendo investir em Tesouro Direto, CDB, Fundo de Investimentos ou Ouro. Nesse caso, o melhor é pesquisar em, no mínimo, três bancos de grande porte. Agora, aos sonhos de longo prazo, que são aqueles em que se projeta para acontecer após o período de dez anos, é interessante o Tesouro Direto, Previdência Privada e ações.

Independente de qual seja o seu sonho – casa própria, carro, viagem, roupa, etc. –, tenha em mente que, fazendo um planejamento, poupando e tendo persistência, é possível realizá-lo. Sendo assim, tenho uma recomendação de leitura para vocês: a Coleção Dinheiro Sem Segredo, que contém 12 obras sobre os mais diversos assuntos, entre eles Como identificar o seu “eu” financeiro, Como garantir uma aposentadoria tranquila e saudável e Como empreender com equilíbrio financeiro.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo