Economia
Tendência

Recessão global em 2022: entenda o que é e quais as consequências

O artigo de hoje traz à tona um tema que está preocupando os especialistas em todo mundo, já que uma possível recessão global em 2022 pode afetar seriamente o crescimento econômico em diversos países. Entenda.

Por | Paulo Paquera

A possível recessão global em 2022 está tirando o sono dos especialistas em todo mundo, uma vez que, caso isso ocorra, desacelerará o crescimento e o desenvolvimento econômico de diversos países, empresas e cidadãos.

Você verá mais afundo no decorrer deste texto, mas alguns dos principais fatores que provisionam essa recessão global em 2022 são a invasão na Ucrânia, a inflação causada por ela e, claro, a sequência da pandemia global, causada pelo novo Coronavírus.

Todas as oscilações econômicas estão convergindo para uma recessão global em 2022, conforme explicou o David Malpass, diretor do Banco Mundial, em uma conferência organizada pela câmara do comércio dos Estados Unidos:

“Ao olharmos para o PIB global (Produto Interno Bruto, ou soma de todos os bens e serviços) … é difícil agora ver como evitamos uma recessão”

Mas afinal, o que exatamente eles querem dizer com recessão, o que isso realmente significa?

O que é recessão global?

Recessão nada mais é do que o encolhimento da economia do planeta, seja ela causada por uma expansão de crédito descontrolada, bolhas econômicas (por exemplo, a crise imobiliária americana de 2008), pandemias ou guerras.

Para ilustrar com mais clareza, o mundo sofreu uma recessão recentemente. O ano era 2020 e o Covid-19, causado pelo novo coronavírus ganhava força na Ásia, se expandindo territorialmente até atingir patamares globais.

Com a propagação da doença, os governantes foram obrigados a tomarem medidas de isolamento social, o que abalou a economia de forma catastrófica.

Assim, gerando uma recessão, com o congelamento inflacionário, onde o valor se manteve estável por um período determinado.

E, por incrível que parece, isso não é uma coisa boa, já que a inflação controlada é necessária para media a saúde financeira de um país. A falta de aumento espanta os investidores.

Quais as consequências de uma recessão global em 2022?

Bom, agora que entendeu o que é uma recessão, precisa ficar claro quais as reais consequências que ela pode causar na sua vida, certo?

Dentro das situações mais preocupantes estão:

Falências financeiras

O iminente isolamento social afasta os clientes de estabelecimentos que precisam de movimento para sobreviver, como bares, restaurantes e pontos turísticos. Como aconteceu em 2020.

Desemprego

Seguindo o efeito dominó, a falência leva a um evento chamado de demissão em massa. Quando o coronavírus estava em seu pico, certamente você sofreu com isso ou, ao menos, conhece uma pessoa que sofreu.

Queda dos investimentos

Quando o país tem uma economia fraca, não importa qual seja o motivo, ela afasta a atenção dos investidores. Com menos dinheiro circulando, fica ainda mais difícil manter a rotatividade, uma vez que a demanda não acompanha a oferta.

+ Você sabia que a deflação pode ser ainda pior que a inflação?

Redução da qualidade de vida

E por fim, o cidadão é afetado pessoalmente. Com a perda das rendas mensais fixas, a qualidade de vida despenca, causando problemas para pagar o aluguel, uma boa alimentação, educação e lazer.   

Quais fatores podem ocasionar uma recessão global em 2022?

Segundo os economistas, estamos sim à beira de uma recessão global em 2022, e existem três grandes candidatos para serem os responsáveis – ou todos eles juntos.

Invasão russa na Ucrânia

A Rússia está sendo (utilizando um termo moderno) cancelada por motivos óbvios, porém, isso afeta diversas áreas, já que o país em questão é grande exportador de gás natural, abastecendo praticamente toda a Europa, petróleo e fertilizantes.

Com o break na distribuição, os preços subiram consideravelmente, dando força ao próximo tópico.

Inflação

Foi mencionado durante este texto que a inflação é essencial para uma economia saudável, mas ela precisa ser controlada.

A inflação desenfreada causa impactos drásticos, vide a situação em que vivem os venezuelanos, que convivem com isso há alguns anos.

Covid-19

Uma nova onda de covid-19 pode ser responsável por uma recessão global em 2022. Essa situação é mais fácil de imaginar, porque esse trauma ainda está fresco nas memórias.

Se uma nova situação de recessão realmente se tornar realidade neste ano, você já pensou em como pode passar por essa nova crise financeira sem ser, de fato, impactado por isso?

Há uma forma de superar situações adversas, e o melhor de tudo, é que depende apenas de você.

Veja 6 caminhos para ter uma renda extra na crise e poupar dinheiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo