educacao-financeira-paraciclismo-2

Com o apoio da DSOP Educação Financeira, o atleta Baiano Lima conquistou o 2º lugar na 1ª etapa de Handbike da Copa Brasil de Paraciclismo 2013, competição nacional dividida em quatro etapas promovida pela Confederação Brasileira de Ciclismo (CBC).

A DSOP doou a handbike, bicicleta especial impulsionada com as mãos, para a Associação Paradesportiva Paulistana (APP) e para Lima, que a utilizaram já nesta competição.

Lima participou pela categoria H4, sendo que a etapa foi dividida em duas partes: a primeira, disputada no sábado, chama-se “Contra o Relógio”, competição de 12 Km na qual o objetivo é fazer o menor tempo possível. A segunda, realizada no domingo, intitula-se “Estrada” e consiste em uma pedalada de 36 Km, sendo que a resistência é o fator principal. Ambas foram realizadas em Peruíbe, litoral paulista.

educacao-financeira-paraciclismo-4“Recebi primeiro o apoio da APP, que me convidou para treinar em Pirassununga (SP). Mas a handbike que eu utilizava não era adequada ao meu tamanho. Então tive a grande ajuda do Reinaldo Domingos, amigo meu de Casa Branca (SP), que contribuiu com o dinheiro para comprar uma handbike nova”, explicou Lima. “Eu liguei para pedir apenas uma pequena contribuição e ele se ofereceu a comprar a handbike. Ele caiu do céu para nós”.

Segundo o atleta, o esporte o ajudou bastante, tanto fisicamente quanto mentalmente. “Eu estou passando agora por um tratamento e tenho a expectativa de melhorar, já que comecei a ter sensibilidade nas pernas. Acredito que o paraciclismo foi quem me ajudou. Além disso, me fez sentir capaz de realizar o que quiser”, afirmou. “Eu não pensava em participar de forma competitiva, mas ao obter esse resultado, a vontade de competir foi acesa. Meu índice foi melhor que o de muitos da categoria H2, que são mais experientes. Agora vou treinar mais para melhorar o meu índice e, quem sabe, um dia participar das Paralimpíadas”, completou.

O presidente da APP, Denis Anderson Gonçalves, agradeceu o apoio da DSOP: “Obrigado, DSOP Educação Financeira, por acreditar no trabalho social/esportivo paralímpico da APP e por nos auxiliar com um simples gesto de humanidade, doando esta handbike, que nos proporcionou muita alegria e força para continuar ajudando e resgatando a cidadania de pessoas com deficiência física (…). Nós da APP saudamos e agradecemos a toda a Equipe DSOP, de coração, e saiba que neste País necessitamos muito de empresas como a de vocês para podermos fazer a diferença, ou seja, trazer a vida às pessoas, que acreditam que estejam mortas. Obrigado de coração!”.

A próxima etapa da Copa Brasil de Paraciclismo 2013 acontece em Curitiba, de 5 a 7 de julho.

Por Pablo Ribera/ DSOP