Vídeos
Tendência

Revisão do carro: como evitar desperdício financeiro

Para manter o automóvel funcionando de maneira eficiente, garantir a segurança e evitar gastos com a oficina, é muito importante estar em dia com a revisão do carro. Mas será que podemos evitar desperdícios financeiros também nessa hora? 

Por | Andréia Lima 

No início do ano é sempre assim, várias contas chegando e, claro, nosso amigo automóvel traz algumas delas.  

Afinal, para grande parte das pessoas esse período já significa pagar de cara o famoso IPVA, fazer a renovação do seguro e agendar a manutenção veicular.

Antes de mais nada, devemos ressaltar que fazer a manutenção do seu carro periodicamente é fundamental, tanto para sua segurança e de toda família quanto para a valorização e conservação do mesmo.  

Práticas como a verificação do nível de óleo, calibragem dos pneus e alinhamento, também podem prevenir o aparecimento de problemas mais sérios ao longo do tempo e ajudar a economizar.

Quanto custa em média o valor da revisão do carro?

O valor gasto na revisão do carro depende de diferentes aspectos, desde os itens que serão verificados, como o ano que o carro foi fabricado, o tempo de uso, o modelo em questão e, claro, o número de quilômetros rodados.

Todo o histórico é levado em conta, como também os fatores técnicos do carro em questão.

Outro ponto que impacta na resposta final para quanto é a média do valor de uma revisão de veículo, é a cidade em que o motorista realiza essa manutenção.

Em uma revisão do carro, o ideal é que todos os itens sejam devidamente verificados e ajustados. 

Ainda assim, alguns deles podem ser priorizados, tendo em vista que interferem significativamente na utilização e no desempenho do automóvel. 

Desta forma você empregará seu dinheiro no que realmente é mais relevante no momento e evita gastar mais do que o previsto.

De quanto em quanto tempo devo fazer a revisão do carro?

Geralmente, a revisão precisa ser feita a cada 6 meses ou a cada 10 mil quilômetros rodados,  tudo depende de qual marca for atingida antes. 

Contudo, o prazo exato consta no manual do proprietário do veículo. Nele é possível encontrar todos os detalhes que dizem respeito ao modelo de cada carro.

É importante destacar ainda que, mesmo que o carro fique parado por muito tempo, é fundamental fazer a revisão.

Isso porque alguns itens, como é o caso do óleo do motor, têm prazo de validade.

A maneira que você dirige pode influenciar na manutenção do seu carro

Pode parecer estranho, mas o modo como se dirige pode influenciar diretamente na manutenção do veículo. 

O motorista que dirige de forma mais agressiva, pisando fundo no acelerador e no freio, provavelmente terá que realizar a manutenção do seu carro antes de um condutor com um estilo de direção mais tranquilo.

Além disso, outro fator que influencia a manutenção, é o local por onde o carro circula. Em uma grande cidade, por exemplo, o veículo está submetido a uma rotina puxada e diária de longos congestionamentos, o que acaba sendo bem problemático. 

O conhecido “anda e para” provoca maior desgaste das peças do motor e o motorista terá que verificar e até substituir as peças antes do indicado pelo manual.

Também não podemos esquecer que a forma que o motorista dirige afeta o consumo de combustível do veículo. 

Velocidades mais altas e arrancadas consomem mais combustível e comprometem ainda mais seu orçamento.

É preciso ter uma reserva financeira para revisar o carro?

Uma das maiores reclamações dos motoristas é que a revisão do carro é muito cara. E, de fato, costuma ser. 

Porém, a longo prazo, esse tipo de manutenção tem a tendência de ser mais em conta do que uma manutenção corretiva. 

Para manter a sua proteção e a de seus familiares, tente guardar uma quantia de dinheiro mensalmente para que a revisão do veículo não pese tanto em seu orçamento. 

Ou até mesmo pensar na possibilidade de um parcelamento em caso de não conseguir descontos para pagamento à vista.

O importante é que você encare esse serviço como investimento em segurança e se organize para estar pronto para quando essa conta chegar. 

Para te ajudar nesse processo, separamos uma planilha de gastos anual

Agora que você já percebeu a importância de manter em dia a manutenção do seu automóvel para aumentar sua vida útil e evitar dores de cabeça.

Separamos um vídeo com orientações super relevantes de como você consegue evitar desperdícios financeiros na hora da revisão do seu carro. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo