Artigos

Para saber consumir é preciso sonhar

Como é bom podermos comprar as coisas que gostamos, não é mesmo? Melhor ainda se a compra não é seguida de um arrependimento. Por é importante saber consumir e mais: é preciso sonhar.

Para não se arrepender, o melhor a fazer é ter o controle sobre as suas finanças e procurar saber o quanto precisa poupar para comprar o que deseja na data planejada, para fazer o pagamento à vista e conseguir descontos.

Se tiver urgência e não puder poupar para comprar à vista, tenha o cuidado de que valor das parcelas caibam em seu orçamento – nada que um bom planejamento prévio, antes da compra, não resolva.

Agora, se você tem dificuldade para poupar e até mesmo para se planejar antes de uma compra e acaba se rendendo ao consumismo por impulso, pode ser que lhe faltem sonhos. É isso mesmo, sonhos, no plural. Tenha pelo menos três: um sonho a ser realizado no curto prazo, outro no médio prazo e outro no longo prazo.

Poupar para três sonhos te ajudará a manter a disciplina necessária para que não saia gastando com qualquer coisa que veja pela frente. Assim terá consciência do esforço preciso para realizar seus sonhos.

E lembre-se, tenha sonhos específicos. Não adianta nada pensar “meu sonho é ser rico”, sem saber o valor exato e traçar um planejamento adequado. Se o seu sonho for, por exemplo, ter exatamente 10 milhões de reais, você deve traçar uma estratégia para que possa conquistar no tempo desejado.

Nada é impossível! Sonhe, realize e seja feliz.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo