Educação Financeira
Tendência

Saiba tudo sobre educação financeira

Por: Fernanda Melo

Ter educação financeira é muito mais do que falar sobre planilhas, cálculos e matemática, é falar sobre mudança de comportamento, uma ciência completamente humana.

Se você não se considera educado financeiramente, você não está sozinho. Muitas pessoas lutam para saber como administrar seu dinheiro, reduzir dívidas e poupar para a aposentadoria. Mas, não se preocupe, hoje vamos te ajudar com orientações que valem ouro.

Claro, a mudança de padrões de comportamento, não acontecem da noite para o dia, nem com a leitura de apenas um artigo. Isso acontece por meio da educação financeira aplicada na prática, com constância, disciplina e hábitos.

Aqui estão algumas maneiras para ajudar a melhorar sua educação financeira:

Comece agora

Nunca é tarde para começar, mas, o quanto antes melhor, não é mesmo? Então, pegue caneta e papel na mão, anote todas suas dúvidas, interesses de estudos e comece com aquele que você está mais interessado em aprender.

Use recursos ao seu favor 

Hoje em dia, com o avanço da tecnologia temos muitos meios para consumir informações de qualidade e gratuita, saiba aproveitar as oportunidades e usá-las ao seu favor.

A Semana Nacional de Educação Financeira (Semana ENEF) é uma delas, se trata de iniciativa do Fórum Brasileiro de Educação Financeira (FBEF) que acontece anualmente desde 2014 e tem a finalidade de promover ações de educação financeira no país.

São palestras, cursos, oficinas, campanhas de divulgação, totalmente gratuitas, ausentes de qualquer viés comercial e a proibição de venda de produtos ou serviços.

Leia 

Outra ótima maneira de melhorar sua educação financeira, são por meios de livros e portais confiáveis, lembrando sempre que DICAS e orientações são coisas diferentes.

Assista e saiba mais: DICA NÃO É EDUCAÇÃO FINANCEIRA 

Pesquise na internet

Existem muitos recursos online para melhorar sua educação financeira. Alguns canais educacionais no Youtube fornecem tutoriais que podem te ajudar muito.

Faça um curso de Educação Financeira 

Aqui não estamos falando apenas de cursos de graduação, existem outras opções para iniciar essa jornada de aprendizado, confira:

Mentoria Online de Educação Financeira
Workshop de Educação Financeira
Terapia Financeira
Ensino superior

Ouça podcast 

Existem muitos podcasts que debatem sobre educação financeira. Aprenda com as perguntas e dilemas financeiros dos participantes. No entanto, esteja sempre antenado para diferenciar as orientações das dicas.

Ajude seus filhos a aprender

Abra uma conta poupança e ensine seus filhos a poupar. Começar a aprender sobre educação financeira desde cedo é a chave para saber lidar com dinheiro na fase adulta.

Assistia programas de TV educativos

Assistir a programas de televisão que oferecem informações sobre educação financeira é uma boa opção. Cuidado, com as informações, pois não existe maneira de “enriquecimento rápido”. Uma regra geral é: se parece fácil ganhar muito dinheiro rapidamente, provavelmente esse programa não é para você.

Vamos deixar uma sugestão do novo programa do Multishow, se trata de reality onde os empreendedores precisam mostrar que são bons de conta para manter a saúde financeira de seus negócios. Inclusive, um dos episódios contou a participação especial do fundador e presidente da DSOP Reinaldo Domingos, PhD em Educação Financeira.


Fernanda Melo
Social Media do time de Comunicação e Marketing DSOP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo