Artigos

Saúde financeira – você cuida da sua?

Quando se pensa no que é saúde financeira é importante ter claro que ser saudável em relação a este termo, não é ser rico ou ter dinheiro para gastar descontroladamente. Saúde financeira é ter o controle do dinheiro de forma que se possa atingir os sonhos materiais de curto, médio e longo prazos.

Uma pessoa que possui dinheiro, mas gasta descontroladamente não é saudável financeiramente, e tudo leva a crer que mais cedo ou mais tarde terá sérios reflexos, que poderão ser dívidas ou mesmo a impossibilidade de satisfazer com o que tem, refletindo assim em outras saúdes, principalmente a mental.

É preciso registrar que a saúde financeira não é mais importante do que as saúdes física, mental e espiritual, mas, dá sustentabilidade para as mesmas. Exemplos disto não faltam, pessoas que não possuem dinheiro para remédios e para ter um bom plano de saúde poderão ter problemas em caso de doenças. Outro exemplo é como a falta de dinheiro pode ter reflexo nos relacionamento e na saúde mental das pessoas.

Mesmo não sendo mais importante que as outras, é preciso ter uma grande preocupação, procurando a prevenção de problemas futuros que possam ocorrer. A melhor forma de se precaver é buscar um planejamento que possibilite adequar seu padrão de vida aos seus ganhos e, principalmente, aos seus sonhos, dentre os quais sempre deverá estar o da aposentadoria sustentável, onde poderá parar de trabalhar pelo dinheiro.

Um ponto muito relevante é que não importa o que se ganha, mas como se controla o dinheiro que passa e passará pelas mãos, se as pessoas quiserem mudar suas realidade e a de futuras gerações em relação à saúde financeira, criando uma sociedade mais saudável é preciso investir na educação financeira.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo