Artigos

Tempos de mudanças – mudando a relação com o dinheiro

Sempre comento nos meus textos sobre a importância da educação financeira ser inserida já na fase infantil, pois, quando pequenos, é mais fácil adquirir qualquer tipo de conhecimento e também é nessa hora que estão formando seus hábitos e comportamentos. Ao longo dos anos, muitas mudanças vão acontecendo: relações escolares, familiares, de relacionamentos pessoais e, claro, a relação com o dinheiro.

Então, resolvi escolher uma faixa etária específica – entre 11 e 12 anos – para observar todas essas mudanças, especialmente na escola, e mostrar como a educação financeira auxilia para tratar essas questões de forma natural. Juntei essas informações e publiquei meu novo livro O Menino do Dinheiro – Tempo de Mudanças, o sexto da coleção O Menino do Dinheiro (Editora DSOP), que será lançado amanhã (20/05), às 12h30, no estande da DSOP na Bett Brasil Educar.

Quando somos jovens, esses momentos de passagens são marcados por bastante sofrimento, já que são potencializados pela insegurança e falta de experiência. Por isso, na obra, mostro como um pré-adolescente deve lidar com um momento que deixa reflexo por toda a vida, na qual enfrenta uma alteração nas relações escolares, familiares, de relacionamentos pessoais e, também, sobre o mundo das finanças. Isso tudo é demonstrado por meio de situações do dia a dia, vivenciadas na escola e em casa.

O período em que se passa a história é bem pontual: o personagem principal e seus colegas entram no Fundamental II, encarando a ampliação da quantidade de disciplinas na grade curricular, tendo que se readequarem. Na relação com o mundo financeiro, vai crescendo a importância desse tema com a percepção das diferenças e a exposição cada vez maior às publicidades, às influências de amigos e, consequentemente, ao consumo.

Serviço

Lançamento do livro O Menino do Dinheiro – Tempo de Mudanças
Data: 20 de maio
Horário: às 12h30
Local: Bett Brasil Educar 2015 – Estande 106
Endereço: Rodovia dos Imigrantes, Km 1,5

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo