Ter Dinheiro Não Tem Segredo

04/03/2022

Muitas universidades oferecem cursos semestrais e, por esse motivo, os futuros estudantes têm a possibilidade de participar do vestibular e iniciar as aulas no meio do ano. Mas será que você e seu bolso estão preparados para iniciar essa nova e importante etapa?


Muitas universidades oferecem cursos semestrais e, por esse motivo, os futuros estudantes têm a possibilidade de participar do vestibular e iniciar as aulas no meio do ano. Mas será que você e seu bolso estão preparados para iniciar essa nova e importante etapa?

Falo muito sobre controle de finanças, orçamentos e planejamentos para adultos. No entanto, também reforçoa importância de educar financeiramente a população desde cedo, já nas escolas. Essa prática, se feita com seriedade, evitará muitos problemas no futuro, inclusive o de não possuir recursos para estudar em uma instituição de ensino superior particular.Se você ainda é jovem, busque se informar para organizar sua vida financeira desde já. Para tanto, escrevi a obra Ter Dinheiro Não Tem Segredo, publicado pela Editora DSOP, na qual eu falo sobre a escolha da carreira profissional e a relação com a família e convido o leitor a refletir sobre alguns temas importantes, como carga tributária, orçamento público, empreendedorismo tecnológico, consumo consciente e até mesmo os grandes ideais humanos, como a igualdade social e racial.Sobre qual profissão seguir, não deixe se influenciar apenas pelo salário. Uma pessoa que faz o que gosta tem mais chances de, no futuro, trabalhar por prazer e não por necessidade. Afinal de contas, a recompensa vem de um trabalho bem feito e isso só acontece quando se o faz feliz.O livro proporciona uma boa bagagem de conhecimento a fim de ajudar aqueles que estão passando por um dos períodos mais conturbados de nossa vida, mentalmente e financeiramente falando, tocando em assuntos que costumam “tirar o sono” da juventude. Apesar de a situação parecer quase impossível de ser resolvida, não deixe que isso atrapalhe os seus planos.E por falar em planos, não posso deixar de falar da Metodologia DSOP, que tem ajudado muita gente a realizar sonhos. O primeiro passo é fazer um diagnóstico da sua vida financeira, ou seja, saber exatamente para onde vai cada centavo do seu dinheiro. Para isso, você deve fazer um apontamento de despesas – podendo ser em planilhas, aplicativos digitais ou até mesmo em um caderninho.Anote rigorosamente todas as suas despesas, até mesmo as menores, como cafezinhos, guloseimas e gorjetas. Separe-as em categorias, para ficar mais fácil visualizar onde estão ocorrendo os gastos supérfluos ou os excessos, caso haja. O segundo passo é relacionar, no mínimo, três sonhos: de curto (até um ano), médio (até dez anos) e longo (acima de dez anos) prazos.A próxima ação é orçar os seus sonhos, sabendo quanto eles custam, quanto do seu ganho você poderá destinar a eles e em quanto tempo conseguirá realizá-los. E, então, só resta poupar. Lembre-se: guardar dinheiro sem um destino pré-determinado não funciona. Essa quantia será facilmente usada para outros fins, muitas vezes, nem tão importantes.Para finalizar, reforço a importância de um bom planejamento financeiro para que as pessoas não passem a vida se frustrando por não conseguirem alcançar seus objetivos. Se estudar em uma universidade é a sua meta, foque nela e não poupe esforços para atingi-la.

Você pode ler também