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Use o YouTube a favor dos seus negócios

Você sabia que pode começar a usar o YouTube a favor dos seus negócios?

Escrito por: Alexandre Rodrigues

Pois é, embora essa maravilhosa plataforma de vídeos seja vista por muitos como apenas um canal de entretenimento, o YouTube também pode, e deve, ser utilizado para otimizar e alavancar os seus negócios.

Segundo a consultoria de mídia, ComScore, cerca de 91% dos brasileiros aumentaram seu tempo de uso da plataforma no último ano. Mais de 100 milhões de brasileiros acessaram o YouTube em 2020, isso representa quase a metade da população do nosso país. 

Claro que esse aumento se deu muito em razão da pandemia, das pessoas estarem mais tempo em casa, estudando, trabalhando e buscando entretenimento. 

Diante desse cenário não é muito difícil identificar que existem múltiplas oportunidades para dar um upgrade no seu negócio, não é mesmo? 

Você pode fazer o uso inteligente da plataforma em favor do seu negócio, potencializando o alcance da sua marca, e trazendo bons resultados. 

Mas como fazer isso? Vamos lá, para 5 passos bem práticos de como criar conteúdo de valor para o seu negócio no YouTube

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Formalizar é preciso! 

Isso mesmo, é hora de pensar como um verdadeiro empreendedor, empreendedora. 

Antes de começar a criar, é preciso alinhar alguns pontos no que diz respeito a toda a burocracia que precisa ser resolvida. Portanto, formalize-se antes de qualquer coisa. 

Se o seu negócio ainda é modesto e pequeno, você pode começar se tornando um Microempreendedor Individual (MEI). Essa modalidade é ideal para aqueles que costumam prestar serviços. 

Após formalizar-se como MEI, você passa a ter um CNPJ registrado, e já consegue emitir nota fiscal, adquirindo o direito de ter os benefícios do INSS, acesso a serviços bancários para pessoa jurídica, auxílio maternidade e doença. 

Uma segurança relevante para quem está trilhando os primeiros passos. 

Leia mais: 

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Desenvolva uma comunicação ajustada para atingir a persona ideal 

Claro que para os empreendedores, a persona ideal do seu cliente já deve estar mais ou menos alinhada em suas cabeças. 

Mas, criar uma persona não apenas facilita a comunicação do seu negócio, mas também te direciona no desenvolvimento do que você deseja oferecer para os seus clientes

Saiba que a representação de um cliente ideal para o seu produto ou serviço pode ser baseada em pesquisas. Se você já tem um conhecimento um pouco mais avançado, utilize o Mapa de Empatia para definir a sua persona. 

O mapa é uma ferramenta essencial para te ajudar a entender o perfil da pessoa que pode se interessar pelo que você está vendendo. 

Com ele você terá mais recursos para descobrir o que gostam, quais suas necessidades, sonhos, medos, desejos e muitas outras variáveis em relação ao seu negócio. 

De posse dessas informações, você conseguirá ter muito mais clareza na hora de definir os melhores temas para debater no seu canal do YouTube. 

Foco na audiência sem abrir mão da comunidade 

Sabemos que a audiência é sim muito importante, porém não é inteligente ter apenas uma boa audiência se ela não puder ser transformada em uma comunidade, que se converta em vendas. 

Ter uma comunidade online com seus clientes pode ser uma ótima forma de criar e aumentar a sua consciência sobre o seu produto ou serviço, além de criar um relacionamento muito mais intenso e sólido com os clientes. 

Isso ajuda muito a criar uma boa reputação na sua área de atuação. 

Quanto mais foco você tiver em formar uma comunidade, mais fiel a sua audiência será. Em contrapartida, você saberá produzir conteúdos com foco nos interesses, desafios e metas do seu cliente, esse que você passa a conhecer cada vez melhor. 

Hábitos saudáveis geram bons resultados! 

Hora de refletir, como está a sua saúde mental e emocional? 

Bom, ela será capaz de te motivar a continuar, ou pode paralisar todo o processo a qualquer momento, concorda? 

Ter essa boa percepção da sua realidade, do seu momento pode ajudar muito na hora de planejar o seu canal no YouTube, considerando de fato apenas o que importa, conteúdos que possam potencializar o seu negócio, mas para isso você precisa estar 100%. 

Veja alguns passos para alcançar um estado de bem estar: 

  • Deixe o ambiente de gravações mais confortável; 
  • Tire dois dias da semana para gravar seus conteúdos; 
  • Faça uso das ferramentas de agendamento para o lançamento dos seus conteúdos, sem que você precise ficar 24h online; 
  • Contar com alguma ajuda durante o processo é muito importante, lembre-se de que você não precisa fazer tudo sozinho a todo momento; 
  • Tenha foco no que está fazendo e nunca compare seu trabalho com o momento de ninguém; 
  • Trabalhe duro para construir a sua marca. 

Qual o valor da sua marca? 

No YouTube existem milhares de canais, por isso é importante que você trabalhe firme para construir a sua marca.

Para começar a construir a sua marca pessoal e da sua empresa, tente responder às seguintes questões: 

  • Quais são seus valores e atributos? 
  • Por que você faz esse trabalho? 
  • O que você realmente entrega para o mundo? 
  • Quais são os sentimentos que deseja passar? 
  • Quais histórias você quer contar? 
  • Como você se relaciona? 

Bom, exercite tudo que aprendeu aqui e as chances do seu canal no YouTube crescer e prosperar se tornarão cada vez maiores. 

Siga com foco no seu negócio com resiliência e perseverança que as coisas começarão a acontecer para você. 

E não se esqueça. fique de olho no nosso portal para não perder nenhum conteúdo.

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