Franquia digital: conheça o modelo de negócio que vem ganhando força no mundo digital

04/03/2022

Por | Paulo Paquera Ter um negócio próprio é o objetivo da grande maioria dos trabalhadores, mas às vezes, esse parece um sonho distante. Em contrapartida, nos últimos anos, um modelo vem crescendo dia após dia e provando que este é um sonho possível: trata-se da franquia digital. A franquia digital é um modelo que […]


Por | Paulo Paquera

Ter um negócio próprio é o objetivo da grande maioria dos trabalhadores, mas às vezes, esse parece um sonho distante. Em contrapartida, nos últimos anos, um modelo vem crescendo dia após dia e provando que este é um sonho possível: trata-se da franquia digital.

A franquia digital é um modelo que dá segurança de investimento para os profissionais mais experientes e para os iniciantes, já que conta com todo o suporte e know-how de uma empresa consolidada no mercado.

Além disso, os franqueados que adquirem os direitos sobre uma marca tem apoio da equipe de marketing para divulgação e da equipe técnica para treinamento e integração aos costumes e diretrizes da empresa em questão.

Claro, de acordo com a política de cada empresa, mas em um parâmetro geral, esses são os benefícios iniciais que um franqueado digital recebe. Mas vamos nos aprofundar um pouco neste universo.

Por que a franquia digital está em alta?

Os modelos de franquias já eram um sucesso dentro do universo offline, ou seja, franquias físicas. Vamos falar um pouco sobre as diferenças entre físico e digital mais adiante, porém, para responder o porquê de o digital estar em alta, é importante entendermos o quanto representa essa alta.

Segundo a Associação Brasileira de Franchising (ABF), o faturamento do setor teve variação positiva de mais de 48% no segundo trimestre de 2021, se comparado com o mesmo período do ano anterior.

São quase 50% de crescimento, o que prova em números que os brasileiros estão investindo e buscando pelo empreendedorismo digital.

Mas, o que realmente motivou esse crescimento não foi um surto coletivo de novos empreendedores, mas sim, o avanço agressivo da expansão da pandemia pelo novo coronavírus.

O home-office, como dizem, é o novo normal e este é justamente um dos grandes diferenciais que a franquia digital oferece aos empreendedores e investidores.

O que é uma franquia digital?

Bom, como o próprio nome já diz, é um modelo de franquia digital, trabalhado de forma online. Mas não apenas isso. A franquia digital se provou um ótimo modelo de negócio, tanto para quem comercializa, como para quem os compra.

Os franqueados, têm o benefício de contar com toda uma expertise, além de processos já organizados. Quem vende a franquia ganha em expansão e fortalecimento da marca, ou, como o pessoal de marketing gosta de chamar: branding.

Na prática, a franquia é uma extensão da empresa principal e funciona como uma “cópia” – no melhor sentido da palavra –, que comercializa produtos ou serviços conceituados no mercado em troca do pagamento de royalties mensais ou qualquer outro contrato preestabelecido.

Diferença entre franquia física e digital

A grande diferença é que o modelo de franquia digital não depende de um espaço físico pré-determinado para funcionar. Basta que o franqueado possua um computador, acesso à internet (boa, de preferência) e um telefone.

As franquias offline ou físicas, além de possuírem um grande valor de investimento, necessitam, obviamente, de um espaço físico, o que acaba gerando ainda mais gastos ao franqueado, como:

Com uma franquia digital também há necessidade de gastar com tudo isso, com exceção do transporte, mas a grande questão é: você já teria esses gastos apenas residindo, então, por que não trabalhar em casa e fazer dinheiro com isso?

Franquia digital vale a pena?

Falando em dinheiro, antes de levantar os pontos para defender o veredicto, sim, vale muito a pena ser o feliz proprietário de uma franquia digital.

Vamos aos argumentos:

Área de atuação

O grande trunfo de uma franquia digital é ter a liberdade de prestar atendimento ou consultoria de forma online, sem deslocamento. Mesmo que seu modelo tenha produtos físicos, não precisa de um escritório, apenas de um pequeno local, como um quarto, para estocagem.

Os empreendimentos mais comuns são:

Investimento

O investimento inicial para uma franquia física varia entre R$ 40.000,00 a R$ 100.000,00, onde os maiores valores são referentes às marcas com maiores poderes de mercado e retorno financeiro, como McDonald’s, por exemplo.

Esse valor corresponde apenas ao capital de instalação, já que existe um padrão que deve ser fielmente seguido.

Além desse valor, entram as taxas e royalties, que variam de acordo com cada empresa e contrato estabelecido na negociação.

Já no modelo de franquia digital, por não haver necessidade de padronização física, os valores iniciam, em média, nos R$ 15.000,00. Esse valor se refere à licença de utilização da marca, que traz junto uma série de benefícios e suportes, mencionados no início deste texto.

E como no modelo físico, também existe uma taxa mensal.

Home-office e potencial de lucro

Trabalhar de onde quiser e fazer seus próprios horários. Podemos dizer que essa liberdade é um benefício do home-office, mas que exige muita disciplina e aplicação para desenvolver uma rotina saudável, tanto para mais quanto para menos.

Seu potencial de lucro depende do quanto você trabalha, mas como citado acima, cuidado: tudo em excesso faz mal.

Já conhecia o mundo das franquias digitais? Existem muitas possibilidades e oportunidades para novos e antigos empreendedores neste mercado.

Se você é um desses empreendedores, segue uma outra sugestão de leitura que, com certeza, vai te ajudar muito: Conheça 4 modelos de empreendedorismo.Saiba mais sobre os modelos de franquias digitais da DSOP Educação Financeira clicando aqui.

Você pode ler também