Educação Financeira
Tendência

Entenda como se adequar ao seu padrão de vida para realizar sonhos

Realizar sonhos é o grande objetivo das pessoas, ou pelo menos deveria ser, já que nada é mais prazeroso para o ser humano do que a ambição pelas conquistas. Aprenda como se manter dentro do seu padrão de vida de forma saudável e sustentável financeiramente, independente do quanto se ganha por mês.

Por | Paulo Paquera

Certamente você já se pegou pensando sobre a necessidade de ganhar mais dinheiro para trocar de carro, para morar em uma casa maior ou, até quem sabe, para fazer uma viagem internacional.

Mas será mesmo que você precisa ganhar mais dinheiro do que tem hoje para alcançar seus objetivos? Pense um pouco sobre isso.

Faça uma reflexão sobre quanto você recebe mensalmente e quanto gasta, depois, uma segunda avaliação, veja se os valores que ganha cobrem os gastos tranquilamente.

Caso ainda pense que precisa ganhar mais dinheiro, é possível afirmar – sem muito medo de errar – que você tem problemas financeiros sérios.

Veja bem, a partir do momento em que vive no “zero a zero”, não te sobra grana para investir e, consequentemente, fazer mais grana.

A partir do momento em que se faz um diagnóstico da vida financeira, é possível identificar para onde seu dinheiro está indo, deixando claro se realmente é necessário gastar com determinadas coisas.

Fazendo isso, você acaba praticando o melhor investimento do mercado, a poupança. Deixar de gastar te dá a possibilidade de viver dentro do seu padrão de vida.

Afinal, o que é padrão de vida?

Em síntese, viver dentro do seu padrão de vida é igual a gastar menos do que se ganha, mas, como sempre, nada é tão simples assim.

O padrão de vida é determinado única e exclusivamente pela parte financeira, que te coloca em determinada situação perante a sociedade.

E não é refletido apenas sobre os valores em dinheiro que recebe, mas também pelo que se gasta e qual a qualidade sustentável dos seus gastos.

Por exemplo, é levado em consideração a casa em que mora, o carro que dirige, os lugares que frequenta, as roupas que veste e, até mesmo, o bairro em que mora.

Mas apesar de um personagem se encaixar perfeitamente nas características de determinado padrão de vida, existe um detalhe que é essencial para cravar se a pessoa vive ou não dentro das suas possibilidades: a sustentabilidade financeira.

Visto que de nada adianta ter um carro do ano e não ter dinheiro para gasolina, ou ter roupas caras e não poder sair de casa.

Como viver dentro do seu padrão de vida?

Eis que isso leva a uma pergunta, afinal, como viver dentro do padrão de vida? E a resposta é simples e óbvia: gaste menos do que ganha.

Porém, mais uma vez, a simplicidade vai até a página 2, já que é necessário ter conhecimento financeiro, planejamento e constância, se quiser tornar suas finanças saudáveis.

Não é um processo complicado, mas exige uma mudança de mentalidade e foco, para manter a frente dos seus olhos apenas objetivos claros e sem distrações.

+ Leia também: como conquistar a tão sonhada independência financeira.

Consequências em viver fora do seu padrão de vida

Como já é do seu conhecimento, o padrão de vida é determinado pelas suas condições financeiras e poder de compra.

Então, o que pode dar errado na sua vida caso queira ser inserido em uma realidade que não condiz com seu poder aquisitivo? Se respondeu:

  • Problemas financeiros irreversíveis;
  • Inadimplência;
  • Falência.

Esses são apenas alguns dos problemas financeiros que você pode ter, sem contar a dependência psicológica em viver uma realidade que não é a sua. O que pode ser ainda mais preocupante.

Benefícios em viver dentro do seu padrão de vida

E como não poderia deixar de ter, viver dentro do seu padrão de vida traz benefícios constantes, tanto para sua vida pessoal, como profissional e financeira.

Veja só:

  • Evita frustrações;
  • Ajuda na qualidade de vida;
  • Permite alcançar grandes objetivos.

E estes são apenas alguns pequenos exemplos de como sua história pode mudar definitivamente, apenas se adequando financeiramente, equilibrando entrada, saída e expectativas.

Você está vivendo dentro das suas possibilidades ou está perdendo tempo querendo ter o que não pode – ainda?

Mude sua mentalidade e alcance seus objetivos de forma sustentável e segura para você, sua família e para o seu futuro.

+ 4 formas sobre como combater a inflação e a perda do poder aquisitivo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo