Vídeos
Tendência

Prosperidade financeira familiar: todos em busca de um objetivo

A prosperidade financeira é algo totalmente palpável e para alcançá-la, basta assumir um modelo mental que convirja em direção ao sucesso. Não é um caminho fácil, mas é um caminho necessário se quiser realizar todos os seus sonhos.

Por | Paulo Paquera

Se você trabalha para alguma empresa – que não seja sua –, certamente já escutou do seu chefe a seguinte frase: “somos como uma família”. É um conceito interessante já que, normalmente, se passa mais tempo no escritório do que em casa.

Porém, apesar de gostar e considerar seus colegas de trabalho, você precisa lembrar que quem realmente importa está esperando por você em casa, ao final de cada dia.

Hoje, vamos conhecer algumas formas de buscar e alcançar a prosperidade financeira, mudando a forma de enxergar o mundo, mudando o modelo mental e assumindo uma nova conduta com relação ao dinheiro que entra e sai no seu planejamento familiar.

A prosperidade financeira começa com o planejamento financeiro familiar

Antes de tudo, você precisa entender exatamente o que é o planejamento financeiro familiar e qual a importância dele para ter prosperidade financeira dentro da sua casa.

Como qualquer planejamento, ele é o começo de tudo, o primeiro passo para alcançar os objetivos estabelecidos em família.

Então, pense na sua família como uma empresa, onde você é o diretor dessa instituição. Veja, não é chefe ou presidente, mas sim diretor, pois tem o dever de, literalmente, mostrar o caminho, direcionando-os para a prosperidade financeira.

Como atingir a prosperidade financeira?

Esta é uma pergunta que deve ser respondida de forma simples. Portanto, reúna todos os integrantes da sua “empresa”, sendo esposa, marido, filhos, tios, mãe, pai; irmãos – todo mundo – e converse sobre as condições financeiras da família. Coloque todos os pontos na mesa.

Diagnosticar

Assim como um médico, que faz um diagnóstico da sua saúde física ou mental, você precisa escanear toda sua vida financeira e identificar de onde o dinheiro vem, para onde ele vai e onde estão os excessos, dessa forma, fica mais claro e fácil evitar os desperdícios.

Sonhar

Sabe quando dizem que sonhar não custa nada? Pois bem, custa sim e você precisa saber exatamente o valor dos sonhos de cada integrante da sua família.

Orçar

Depois de relacionar quais são os sonhos de cada membro da sua família, é hora de pesquisar para identificar quanto custa e quanto tempo vai levar para alcançar tais objetivos.

Poupar

É nesta etapa que os sonhos acontecem, já que, em conjunto, a família vai precisar remar para o mesmo lado, se quiser alcançar a prosperidade financeira.

Ou seja, cada membro é parte igualmente importante, pois até mesmo as crianças podem ajudar na economia doméstica. Reduzindo o tempo de banho, apagando as luzes de cômodos vazios ou até mesmo lendo um livro em vez de jogar vídeo game.

Conhecer as técnicas da Educação Financeira, como a Metodologia DSOP, é uma verdadeira luz no fim do túnel, quando se está afundado no descontrole financeiro.

Seus pais te ensinaram sobre dinheiro quando era criança? Se não, você não é uma exceção. Infelizmente, a cultura do povo brasileiro não inclui ensinar os filhos e filhas sobre como tratar e manusear o dinheiro.

Porém, toda cultura é estabelecida através de constância, de forma que leve como um verdadeiro estilo de vida, passando isso aos seus filhos, para que eles passem aos seus netos, e assim por diante.

Ensinar as crianças sobre dinheiro é o começo para implantar uma cultura sustentável, para que todos conquistem a prosperidade financeira.

O que você acha desse assunto? A cultura da sua família já está no caminho certo? Bom, para te ajudar a aprofundar, assista ao vídeo abaixo. Certamente irá te ajudar.  

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo